Meditação para iniciantes
- Leticia Vetra
- 22 de jan. de 2019
- 4 min de leitura

Se você é uma pessoa que está em busca de clareza mental, controle das suas emoções, conexão com o seu verdadeiro eu ou simplesmente quer reduzir o estresse do dia a dia, a ansiedade e até depressão continue lendo este post! Tire um momento do seu dia para desacelerar elevando suas vibrações de forma natural e segura sem sair do conforto da sua casa.
Como os pensamentos moldam a realidade
O ano novo desperta muitas esperanças de mudança de vida, de hábitos, tudo em busca de uma vida melhor. Mas como realmente conseguimos isso? Um dos segredos está na nossa mente, a forma como ela está moldada muda tudo.
Quais tipos de pensamento tem sobressaído na sua cabeça ultimamente? Lembre do dia de hoje: o que mais você pensou? Quais sensações esses pensamentos te causam? Como a forma que você se sente afetou o seu dia?
Todas essas questões importam muito, quando falamos em ter um ano melhor. Somos os maiores responsáveis pela nossa realidade, pois ela é moldada pelos nossos pensamentos, eles se convertem em ações, suas ações geram consequências que geram mais sentimentos, pensamentos, e por aí vai.
É aí que entra a importância da meditação para ajudar a romper esse ciclo vicioso.
Mas o que é meditação e como ela funciona?
A meditação é uma prática milenar que, em linhas gerais, possibilitam o desenvolvimento pessoal e espiritual proporcionando maior clareza nos pensamentos e controle sobre as emoções.
Com a prática regular começamos a trilhar um caminho de autoconhecimento e libertação. Nos libertamos de crenças limitantes, de mágoas do passado, de ciclos de negatividade e autodestruição, de tudo aquilo que nos impede de sermos quem realmente somos.
A meditação alinhada com a intenção é capaz de elevar padrões vibracionais. Se seus pensamentos são luz, suas ações e seu caminho também serão luz. Entende como isso pode mudar a realidade ao seu favor?
Você atrai aquilo que emana.
O melhor é que não precisa ser um mestre yogui, budista, praticante de nenhuma religião ou filosofia específica para começar, essa prática é indicada para todos.
Tipos de meditação
Meditar tem diversos benefícios cientificamente comprovados, incluindo melhorias perceptíveis na saúde física e psicológica.
Existem vários tipos de meditação com atenção focada, ou seja, você foca a sua atenção em um determinado objeto, som, mantra, cor, mandala ou cria cenários, tudo isso concentrando seus pensamentos em coisas boas que te dêem sensação de relaxamento e paz.
A técnica utilizada será a de focar a atenção em um determinado cenário, acredito que essa seja mais fácil para quem nunca meditou antes (foi assim que consegui começar mesmo em dias muito agitados).
Aconselho a ler bastante sobre o assunto em sites e livros sérios conforme você for adquirindo experiência para avançar nas técnicas e até mesmo criar o seu próprio estilo de meditação.
Passo a Passo
1- Encontre um lugar calmo e silencioso
Pode ser na sua casa mesmo, no seu quarto, em um parque, praia, qualquer lugar que você possa ficar em silêncio sem ser interrompido ou preocupado com algo. Se afaste de redes sociais, TV e qualquer coisa que te distraia. Separe uns minutos do seu dia para isso, comece com apenas 5 e vá aumentando conforme o seu ritmo permitir.
2- Acomode-se
Sente-se ou deite em uma posição confortável que você consiga ficar pelo tempo que pretende meditar, deixe a energia fluir em você.
3- Concentre-se em você mesmo
Sinta cada parte do seu corpo e relaxe os músculos. Uma boa técnica é você contrair um determinado músculo e relaxar. Comece pelos pés, depois pernas, abdômen, costas, braços, pescoço e rosto. Sempre relaxando e contraindo cada grupo de músculos. Quando terminar preste atenção se ainda existe alguma parte rígida do seu corpo e relaxe por completo.
4- Respire
Essa talvez seja a parte mais importante na hora de meditar. Respire fundo devagar pelo nariz e solte o ar pela boca, faça isso algumas vezes até que se sinta completamente relaxado. Foque no movimento da sua respiração, sinta o ar entrando e saindo dos seus pulmões.
5- Limpe sua mente
Por fim, imagine um lugar muito bonito que te traga paz, pense em cada detalhe. A brisa fresca soprando das montanhas, o barulho das árvores, dos pássaros, de uma fonte de águas cristalinas no fundo, respire o ar puro, sinta-se envolvido(a) por essa energia maravilhosa que a natureza emana. Deixe que essa paz tome conta dos seus pensamentos e da sua alma. Permaneça assim por quanto tempo você conseguir.
Dica bônus
Se os pensamentos aleatórios vieram na sua cabeça não lute contra eles, não se prenda, nem questione se está fazendo certo ou errado. Apenas deixe que eles passem como o vento, volte a se concentrar na sua respiração e no cenário pacífico que imaginar. Se não conseguir de primeira fique tranquilo! A prática leva a perfeição, respeite seu próprio ritmo e continue tentando.
É completamente normal que as coisas não saiam exatamente como o planejado de início, os resultados aparecem com o tempo, mas logo nos primeiros dias você irá notar a diferença.
Então, viu como é fácil? Tá esperando o que para começar a meditar e fazer com que seus dias sejam muito mais calmos e produtivos? Alinhe isso com uma boa alimentação, prática regular de exercícios físicos, boas leituras, muita positividade e veja a diferença acontecer na sua vida.
A mudança começa dentro de nós, esses 5 minutos podem fazer toda a diferença no seu dia.
Não acredita? Faça o teste por 21 dias, faça anotações sobre seus sentimentos e o seu dia, inclusive se dentro desses 21 dias você esquecer ou não puder meditar.
Depois faça as comparações e tire a prova você mesmx :)
Lembrem de seguir @ocookieviajante nas redes sociais. Se você gostou compartilhe e comente aqui embaixo o que achou :)
Até a próxima!
Commentaires