top of page
IMG_20171120_173517-01.jpeg
Curiosos por natureza. Sempre em busca do conhecimento e de compartilhar coisas bonitas. 
Livros | Culinária | Fotografia | INTJ 
  • facebook
  • instagram2
  • pinterest
  • youtube
CATEGORIAS
INSTAGRAM

3 dicas fáceis e baratas para acabar com a acne

  • Foto do escritor: Leticia Vetra
    Leticia Vetra
  • 20 de nov. de 2019
  • 5 min de leitura

Levanta a mão quem sofre ou já sofreu com acne o/

É um problema bem chato que afeta muito a nossa autoestima e muitas vezes é tão complicado de resolver que acaba voltando com o tempo.

Nós somos induzidos a comprar diversos cosméticos e lavar diversas vezes no dia, o rosto com sabonetes específicos para pele com acne. O resultado muitas vezes é uma pele ressecada, descamada e com mais espinhas, em outros casos pode ocorrer até mesmo o aumento da oleosidade da pele.

Fatores que contribuem o aparecimento da acne

Já existem evidências de que o excesso de limpeza ocasiona o desequilíbrio da flora bacteriana da nossa pele e desregula a produção de sebo natural, ou seja, mais espinhas e mais oleosidade. :( Ou mais espinhas e uma pele super sensível (como foi o meu caso).

Sem falar que muitos desses cosméticos são fotossensíveis (você não pode se expor ao sol enquanto usa eles) e possuem componentes agressivos tanto para a sua pele quanto para o meio ambiente (quando você toma banho, eles escorrem pelo ralo e vão parar nos mares, rios e lagos contaminando a vida marinha). Além de não tratarem o problema em si servindo apenas enquanto você usar.

O que ninguém nos conta é que muitas vezes a acne está atrelada a fatores como alimentação, estresse, ansiedade, desequilíbrio hormonal, genética, entre outras coisas. Um bom dermatologista investigará o caso a fundo para descobrir a causa e assim eliminar de vez o problema, ou pelo menos manter sob controle.

No meu caso, os fatores cruciais para melhorar foram: a mudança de alimentação e transição para cosméticos naturais. Um dia conto pra vocês como foi essa mudança radical na minha vida.

Agora vamos para as dicas!

1. Argila verde

As argilas são poderosíssimas no combate às espinhas e manchas. Elas são formações naturais, compostas por minerais muito importantes para a saúde da nossa pele. Existem diversos tipos e cada uma com suas características específicas. A verde é a mais usada em casos de oleosidade excessiva, manchas de acne, cravos e espinhas.

Ela tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, cicatrizantes e desintoxicantes, além de aumentar a circulação sanguínea na pele e promover uma leve esfoliação, possibilitando a recuperação e renovação mais rápida.

O ideal é que se use 1 vez na semana ou a cada 15 dias, dependendo do seu tipo de pele. Caso sua pele seja sensível, recomendo que faça um teste em uma pequena região.

NUNCA UTILIZE OBJETOS METÁLICOS NA SUA MISTURA COM ARGILA.

Materiais

  • Argila verde

  • Pote de cerâmica, bambu ou plástico

  • Espátula ou pincel

  • Chá de camomila e hortelã bem concentrados

Como usar

  1. Coloque uma pequena quantidade da argila em no pote escolhido, o suficiente para uma única aplicação.

  1. Adicione o chá aos poucos, até obter uma pastinha bem cremosa igual a da foto (caso fique muito liquida adicione mais argila)

  1. Aplique no rosto com a ajuda da espátula ou pincel como se fosse uma máscara e deixe secar. É normal sentir a pele pinicar e repuxar um pouco, se a sensação ficar insuportável lave imediatamente.

  2. Para retirar a máscara de argila, eu sempre uso um truque muito bom: se sobrou chá, molhe a ponta dos dedos e passe no rosto delicadamente até que toda a argila seca tenha virado uma pastinha de novo no seu rosto. Massageie por alguns minutos com movimentos circulares, sem esfregar. Se secar, molhe os dedos novamente no chá. Depois é só lavar com água normalmente.

Se você não quiser usar chá na receita, pode substituir por soro fisiológico. O resultado é sentido logo na primeira aplicação, mas é o uso contínuo que faz a mágica acontecer.

Caso sua pele sensibilize com a argila verde, troque pela argila branca ou rosa. Elas são mais suaves e específicas para peles sensíveis.

2. Tônico de limpeza facial

No instagram vocês me pediram muito a receita do tônico que postei foto. Como aquele era feito com ingredientes bem mais difíceis de achar, eu criei uma versão mais barata e fácil de fazer. O resultado é igualmente maravilhoso.

O objetivo desse tônico é ser um agente de limpeza mais suave, porém profunda. Ele é calmante, cicatrizante, anti-bacteriano e anti-inflamatório. Ideal para ser usado de noite, antes de dormir. Esse é mais indicado para uso rápido também, por isso façam em pequenas quantidades para não perder as propriedades do elementos e nem correr o risco de contaminação por bactérias. O tônico pode ser guardado na geladeira por até 3 dias.

Ingredientes

  • 50mL de água

  • 1 colher de chá rasa de camomila

  • 1 colher de chá rasa de aroeira (pode ser substituída por alfazema)

  • 1 colher de chá rasa de hortelã

  • 1 colher de sopa de gel de babosa

  • 5 gotas de óleo de rosa mosqueta (opcional)

  • 1 recipiente pra armazenar

Como fazer

  1. Ferva os 50mL de água com as ervas dentro, misture o gel da babosa e coloque em um recipiente.

  2. Passe no rosto todas as noites com um ecopad ou borrifador, é só deixar secar e lavar o rosto no dia seguinte.

Como sempre, façam um teste em uma pequena região pra ver se não terá alguma reação indesejada.

3. Esfoliação com óleo de coco e canela

Como assim óleo em espinhas, Leticia??? É isso mesmo que você leu. Lembra que eu disse no começo que quando você retira muito a oleosidade da pele, ela passa a produzir mais? Então, esse processo vai te ajudar na regulação da produção de sebo da sua pele. Claro que talvez não funcione pra todo mundo, isso é completamente normal, por isso eu vou te dar outras opções.

O ideal é fazer a cada 1 semana ou 15 dias, assim como a argila. Se você sentir necessidade, pode fazer em menos tempo, só cuidado com os excessos.

Como fazer

  1. O Óleo de coco precisa ser 100% puro, extra virgem e prensado a frio. Misture 2 colheres de sopa do óleo com meia colher de café rasa de canela.

  2. Passe no rosto fazendo movimento circulares e suaves. Massageie por alguns minutos, deixe a máscara descansar por 10 minutos.

  3. Depois lave normalmente com um sabonete neutro ou só com água (eu geralmente lavo só com água mesmo)

Pode ser substituído por azeite extra virgem com acidez menor que 0,5%, mel, óleo vegetal de jojoba ou óleo vegetal de semente de uva. Todos 100% puros.

Vocês já conheciam algumas dessas dicas? Quando testarem me contem o que acharam, estou curiosa pra saber. Praticamente todos os ingredientes citados são encontrados em lojas de produtos naturais e são muito baratos, o gel da babosa pode ser retirado da própria planta caso você a tenha em casa.

Todas essas dicas são potencializadas quando aliadas a uma alimentação saudável, rica em vegetais, frutas e com pouco ou nenhum derivado do leite de vaca. Meditação pode ser útil em casos de ansiedade e estresse. Eu tenho um post aqui ensinando o passo a passo para meditar.

Espero muito que essas dicas possam ajudar vocês. Estou à disposição para qualquer dúvida! Até a próxima :)


Comments


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

Assine nossa newsletter. Seja o primeiro a receber nossas atualizações!

© O cookie viajante | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Site criado por

Leticia Vetra

bottom of page