O que não te contam sobre desodorantes
- Leticia Vetra
- 18 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

Você tem o costume de ler o rótulo do seu desodorante? Muitas vezes os ingredientes são daqueles com nomes gigantes e impronunciáveis que ninguem entende e não fazemos ideia do que são, não é mesmo?
Ai fica aquela pergunta: será que a gente realmente sabe o que está passando no nosso corpo? E qual é a relação dessas substâncias com o meio ambiente?
Quando você usa um cosmético industrializado, uma parte dos componentes dele são absorvidos pelo seu corpo e outra sai no banho, indo embora pelo ralo. Eles somem depois disso? NÃO! Mas o que acontece então? Se o esgoto de onde você mora não é devidamente tratado, esses componentes nocivos vão parar no mar, já que muitas vezes o esgoto é despejado lá, causando um grande impacto negativo na vida marinha.
A boa notícia é que nós temos como evitar isso, ou pelo menos minimizar o impacto.
E isso impacta na nossa saúde?
Bom, estão surgindo diversas pesquisas sérias nos últimos anos associando o surgimento de determinadas doenças com a presença no nosso organismo de componentes muito comuns em cosméticos, principalmente anti transpirantes e desodorante (vou explicar a diferença aqui). Inclusive vários países já proibem o uso de certas substâncias químicas, como triclosan por exemplo.
Anti transpirante x Desodorante
Anti transpirante: o nome já é bem sugestivo. Ele impede a proliferação de bactérias que causam o mau odor e bloqueia o processo natural da pele de transpirar.
Desodorante: Não bloqueia o processo de transpiração, mas impede o mau odor da mesma forma que o anti transpirante.
Transpirar é importante
Nosso corpo possui alguns mecanismo para excretar tudo aquilo que não serve mais ou que seja nocivo pro nosso organismo. Não apenas para controle de temperatura, mas também o suor é um desses mecanismos de excreção.
Quando impedimos que o suor saia, estamos impedindo que substâncias nocivas permaneçam no nosso organismo por mais tempo, o que é bem ruim e pode trazer problemas à saúde no futuro. Outro fator importante de abordar são as substâncias quimicas usadas para bloquear o suor, as mais comuns podem se acumular no organismo (como o alumínio, por exemplo) e causar diversas doenças a longo prazo.
E qual seria a solução pra isso? Já existem diversas marcas que produzem desodorantes sem alumínio e alguns com fórmulas 100% naturais, mas você também pode fazer o seu próprio em casa! Nas próximas semanas vou ensinar uma receitinha super fácil e muito eficaz de desodorante caseiro. Fiquem ligados
Esse texto foi só uma introdução para despertar a curiosidade de vocês sobre o assunto! Vou indicar alguns sites e artigos para quem quiser se aprofundar mais:
Deixa seu comentário aqui me contanto o que você achou! Lembra de seguir o cookie viajante nas redes sociais pra ficar sempre por dentro do conteúdo. Até a próxima ;)
Comments