Resenha Uthark: o lado noturno das runas
- Leticia Vetra
- 9 de mar. de 2019
- 4 min de leitura

Lançado há pouco tempo no Brasil, o livro Uthark: o lado noturno das runas tem despertado a curiosidade de muitos que estudam runas, tradição nórdica e afins. Eu fui uma dessas pessoas. Já tinha lido sobre o tema, procurei resenhas antes de comprar porém não encontrei muitas na internet. Então resolvi fazer uma pra você que ainda está em busca de mais informações.
O livro Uthark: o lado noturno das runas (Original: Uthark - Nightside of the runes) foi escrito por Thomas Karlsson, fundador da ordem Dragon Rouge, vou falar mais disso daqui a pouco. Originalmente publicado em 2002, porém só em 2018 foi lançado no Brasil na sua versão física (pelo menos eu nunca achei pra comprar antes disso, apenas PDF *tears*) pela editora Penumbra Livros.
Ele é dividido em capítulos, 9 especificamente, cada um aborda um ponto principal relacionado à magia rúnica e faz associações muito interessantes com temas distintos - como runosofia e Qabalah por exemplo - todas utilizando a teoria do Uthark. São uma sucessão de idéias, cada capítulo é importante para entender o próximo.
Basicamente, ele te dá uma visão mais geral sobre a teoria do Uthark, runologia, magia rúnica, tradição nórdica, relação com a Qabalah e a Yoga de uma forma mais acadêmica apresentando e citando outros autores relevantes que já falaram sobre o tema. É uma leitura mais demorada e profunda, é preciso bastante atenção pois os parágrafos são recheados de muitas informações e associações.
Começa com uma viagem ao famoso conto nórdico de Odin que sacrifica a si mesmo em troca de conhecimento e poder, assim as runas são dadas a ele. E mostra que é necessário adentrar em reinos obscuros para obter a verdadeira iluminação, pois nem sempre o que é oculto é sinônimo de algo demoníaco.
O autor explica que na tradição nórdica, esses conceitos de bem e mal não são como conhecemos normalmente: Luz e trevas/Caos e harmonia são necessários para a continuidade da existência do Universo como conhecemos.
Runas simbolizam forças ocultas, a teoria do Uthark sugere que existam significados ocultos além do Futhark. O Futhark seria o lado externo e o Uthark o interno, a diferença entre esses dois modos consiste em uma reorganização muito simples da sequência de runas, a letra Feh ao invés de ser a primeira, é colocada por último.
Essa mudança não altera o fato de que as runas continuam fazendo sentido e tendo bastante relação com a numerologia nórdica, no livro cada uma é analisada e relacionada com seus valores numéricos.
Depois da teoria vem a prática, em vários capítulos é ensinado o básico sobre a magia rúnica, rituais, criação de sigilos rúnicos, Galders, encantamentos e até magia natural, tudo baseado nas tradições nórdicas e no Uthark. Nessa parte é importante ter prestado atenção nos muitos termos apresentados anteriormente, isso fará toda a diferença na compreensão da parte prática. Se for necessário, volte algumas páginas.
Bem no início do livro o autor instiga os leitores a se aprofundarem nesses temas indo além desse livro e buscando informações por si só, e a chegarem às suas próprias conclusões.
A intenção não é ser um manual completo dos assuntos citados e sim uma visão mais geral com informações suficientes para pessoas de todos os níveis, sejam iniciados ou ocultistas experientes, compreenderem o que é ensinado e irem cada vez mais fundo nos mares obscuros do conhecimento.
São assuntos complexos, porém muito bem explicados, que não tem como serem resumidos em poucas páginas, são anos e anos de estudo. Então não espere uma enciclopédia com tudo o que você precisa saber. Veja como um ponto de partida.
Outro ponto interessante, é que as teorias apresentadas são abordadas de forma neutra e imparcial, sem tentar forçar o leitor a acreditar em x ou y. Os dois lados da moeda são mostrados de forma clara, cabe a você se aprofundar e formar uma opinião própria.
Sugiro que vocês leiam esse livro com um caderninho do lado, fazendo várias anotações e marcações, provavelmente vai ser necessário consultar. Tem muitas palavras novas em idiomas diferentes, a compreensão delas é muito importante.
A conclusão que podemos chegar é que o livro Uthark: o lado noturno das runas não “fecha” o assunto, como eu disse, é uma temática muito complexa, extensa e ainda há muito o que ser descoberto, seja através de achados históricos ou de meditação/experiências pessoais. Ele na verdade é uma chave para abrir caminhos, é só um ponto de partida para um caminho pessoal que parece ser infinito.
*Thomas Karlsson é um autor ocultista nascido na Suécia, P.h.D em História da Religião e fundador da Ordem Dragon Rouge. A Ordem foi fundada em 1989 na Suécia, os membros estudam a vertente da mão esquerda e tem por base autores como Kenneth Grant, Carl G. Jung, etc. São abordados temas como magia Goética, Qliphoth, psicologia, onirologia, goticismo, entre outros.
Infelizmente pouco conteúdo é publicado em português sobre isso. Se vocês quiserem mais resenhas e posts sobre runas me contem nos comentários!
De brinde pra quem leu até aqui uma musica pra vocês entrarem no clima :)
Comentarios